Ainda não tem conta? Registe-se

Todos os campos são de preenchimento obrigatório

Em parceria com

Para a

Elaborado e concebido pela

Para a

Em parceria com

Bem-vindo

A ferramenta informática SPARE®, desenvolvida pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto a convite da Direcção-Geral da Saúde, encontra-se em utilização pública desde 2010. Pensada com o objetivo de contribuir para o planeamento de ementas escolares adequadas, saudáveis e nutritivas, esta ferramenta permite ainda avaliar as condições de higiene e segurança de procedimentos e instalações.

Ao fim de quase cinco anos de utilização por um numeroso público de todo o país, as críticas e sugestões dos seus utilizadores foram tomadas em consideração para melhorar esta sua 2.ª edição. Trata-se de mesma ferramenta a que se limaram arestas e se acrescentaram algumas funcionalidades, concebidas em especial para dar apoio também às famílias, incluindo as refeições do primeiro almoço e merendas.

A influência da alimentação sobre o rendimento escolar, principalmente das crianças atingidas pela pobreza, mas também a sua associação ao excesso de peso, à obesidade, e a variados desequilíbrios alimentares e nutricionais estão bem presentes em quem trabalha com crianças e jovens. A Escola constitui um ambiente privilegiado de promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, podendo ser um meio de atenuar desigualdades sociais que se repercutem no consumo alimentar da população em idade escolar e, consequentemente, na sua saúde. Tal como tive oportunidade de escrever aquando do lançamento da 1.ª edição do SPARE® a coerência entre o que se ensina e aprende na sala de aula e o que se transmite através da oferta alimentar (no refeitório, no bufete, nas máquinas de distribuição de alimentos) é fundamental para credibilizar a Escola como entidade que se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus estudantes, professores e funcionários.

Que o SPARE® continue a atingir os seus objetivos incentivando uma oferta alimentar saudável e apelativa nas escolas e em casa.

Porto, abril de 2014
Maria Daniel Vaz de Almeida
Diretora da FCNAUP

Ficha técnica