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SPARE

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Prefácio

“É hoje conhecimento adquirido que a alimentação é o factor ambiente com maior responsabilidade na qualidade e duração da vida. Em consequência e consonância, o estado nutricional de uma população escolar relaciona-se estreitamente com o êxito da Escola. …Acreditamos que em anos não muito distantes a situação Portuguesa venha a dispensar à Escola a atenção que ela merece para colmatar todas as suas dificuldades actuais e, nomeadamente, para encarar de frente o binómio alimentação e êxito escolar, tão arredado do nosso saber e das nossas preocupações de momento.” Começava assim um dos muitos textos que o Dr. Emílio Peres, escreveu sobre Alimentação e Escola. Este, em concreto, data de 29 de Dezembro de 1983 e terá sido publicado na revista O Professor. Quase três décadas depois mantêm-se as preocupações sobre a influência da alimentação no rendimento escolar, principalmente das crianças atingidas pela pobreza, mas também do excesso de peso e da obesidade, e de variados desequilíbrios alimentares e nutricionais.

Agora como então, a Escola é o ambiente privilegiado de promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis e que não pode ser desaproveitado . A coerência entre o que se ensina e aprende na sala de aula e o que se transmite através da oferta alimentar (no refeitório, no bufete, nas máquinas de distribuição de alimentos) é fundamental para credibilizar a Escola como entidade que se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus estudantes, professores e funcionários. Esta ferramenta informática que a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto desenvolveu a convite da Direcção-Geral da Saúde será um auxiliar precioso para quem tem a seu cargo a oferta alimentar dos refeitórios escolares. O SPARE® permite planear ementas adequadas às idades da população de cada escola, calcular o seu valor e equilíbrio nutricional, ter em consideração a variedade semanal e mensal da oferta, assim como avaliar as condições de higiene e segurança de procedimentos e instalações. Procurámos que o programa fosse de utilização fácil e destinado aos responsáveis pela alimentação escolar. A atribuição de classificações por cada uma das áreas em que se organiza o serviço de alimentação permite identificar as áreas que necessitam de intervenção assim como monitorizar o serviço ao longo do tempo.

Não temos dúvidas que este será um precioso instrumento para uma oferta alimentar saudável e apelativa em ambiente escolar que se poderá também repercutir às famílias e à comunidade.


Porto, Novembro de 2009

Maria Daniel Vaz de Almeida

Presidente do Conselho Directivo da FCNAUP