Precisamos de CRIANÇAS mais Activas!

A prática de actividade física é importante para as crianças e adolescentes pois traz efeitos benéficos, não apenas para o peso corporal, mas também para a pressão sanguínea, resistência óssea e bem-estar psicológico. Crianças activas tendem, também, a manterem-se activas durante a adolescência e em fase adulta.

Para que as nossas crianças sejam fisicamente mais activas precisamos de criar, hoje, ambientes mais saudáveis, que incentivem a prática de uma alimentação saudável e aumentem a actividade física nas escolas, na comunidade e em casa.

Por exemplo, um simples queque tem cerca de 200 calorias (e 9 gramas de gordura) o que significa que terá de andar mais de meia-hora para gastar esta energia.

Existem algumas medidas que a longo prazo podem fazer a diferença, tais como:

• O aumento do número de aulas de Educação Física para três vezes por semana, conduz a uma diferença de 240 calorias dispendidas por semana, para uma criança com 9 anos de idade;
  • A diminuição do tempo dispendido a ver televisão e anúncios televisivos, que tem sido associado ao aumento da ingestão calórica, substituído por uma hora a caminhar lentamente, conduz a uma diferença de 55 calorias dispendidas. E a diminuição do tempo dispendido a ver televisão para uma hora por dia, está associado ao consumo de menos 160 calorias por dia.
Precisamos de CRIANÇAS mais Activas!