Vantagens da Atividade Física

A atividade física permite gastar as calorias que se ingeriram em excesso na alimentação. A ingestão de calorias em excesso pode acontecer porque se tem uma vida sedentária, a pessoa passa muito tempo sentada a trabalhar ou em outras atividades como ver televisão ou no computador ou porque nas épocas de festa como é o caso do Natal e da Passagem do Ano é comum comerem-se mais doces que o habitual e os alimentos açucarados têm uma forte componente calórica.

Se não gastarmos as calorias que ingerimos em excesso elas irão transformar-se em gordura e provocar obesidade.

Portanto, uma das formas mais eficazes e saudáveis de prevenir ou de diminuir a obesidade é fazer atividade física regularmente.

Para além de atuar sobre a obesidade a atividade física tem, também, efeitos benéficos na saúde cardiovascular, respiratória, metabólica, mental, assim como na prevenção das quedas, em especial, nas pessoas idosas.

De seguida salientamos algumas das vertentes da saúde humana em que a atividade física tem uma influência positiva:

• diminui a pressão arterial;
  • melhora o perfil lipoproteico, a proteína C reativa e outros marcadores biológicos da doença coronária;
  • amplia a sensibilidade à insulina, tornando-a mais eficaz;
  • nas pessas idosas aumenta a capacidade muscular e a flexibilidade diminuido o risco de queda e  ao preservar a massa óssea torna os ossos mais resistentes a uma possível fratura em caso de queda;
  • atua, também, sobre diversos aspetos da saúde mental, designadamente, diminui a ansiedade, melhora a sensação de bem-estar e de qualidade de vida, as funções cognitivas e diminui o risco de declínio cognitivo e demência.

A Direção-Geral da Saúde recomenda:

Pela sua saúde faça atividade física!

Vantagens da Atividade Física