Projeto " Comer Devagar e Bem & Mexe-te Também"

O Projeto " Comer Devagar e Bem & Mexe-te Também" teve início no passado mês de novembro de 2012 e tem como objetivo geral contribuir para a promoção de um conjunto de comportamentos que reforcem a prática de hábitos alimentares saudáveis e de atividade física num grupo de crianças.

A população alvo consiste em crianças que frequentam o 1º ano do ensino básico no ano letivo 2012/2013 do Parque Escolar do ACES Lisboa Norte (Alvalade, Benfica, Lumiar e Sete Rios), tendo a Equipa técnica do projeto estabelecido que seriam duas turmas por cada unidade local. Este projeto terá um horizonte de quatro anos durante o qual estas crianças e toda a comunidade educativa serão acompanhadas.

Em cada ano letivo será abordado e debatido, com as crianças, um dos seguintes temas:

• 1º Ano (2012/2013) - A importância de tomar o pequeno-almoço/lanches e fazer exercício físico;
  • 2º Ano: (2013/2014) - A importância de beber água, comer hortofrutícolas e fazer exercício físico;
  • 3º Ano (2014/2015) - A importância de comer sopa e fazer exercício físico;
  • 4º Ano (2015/2016) - A importância de saber interpretar os rótulos dos alimentos e fazer exercício físico;

A execução do presente projeto englobará as seguintes fases:

I - Planeamento, Gestão e Organização do projeto.

II - Avaliação do estado nutricional das crianças.

III - Identificação dos hábitos alimentares e da prática de atividade física (através de um inquérito a ser preenchido pelos pais/ encarregados de educação).

IV - Avaliação dos conhecimentos das crianças sobre alimentação e atividade física.

V - Realização de ações de sensibilização.

VI- Elaboração de atividades pelos alunos.

No início e no final do ano letivo será realizada a avaliação do estado nutricional das crianças e da eficácia das ações/campanhas de sensibilização sobre as práticas realizada pelas crianças.

Pretende-se identificar mudanças nos comportamentos das crianças, nomeadamente no que se refere à prática de uma alimentação saudável e de atividade física.

A entidade promotora do projeto " Comer Devagar e Bem & Mexe-te também" é o Agrupamento dos Centros de Saúde Lisboa Norte com o apoio da Direção-Geral da Saúde.

Projeto