Movimento Hiper Saudável

A promoção de estilos de vida saudáveis constitui uma das áreas da saúde pública com enorme impacto na população.

Diversos estudos demonstram que a adoção de hábitos alimentares saudáveis, tais como a diminuição do consumo de gorduras saturadas, sal, açúcares de absorção rápida e alimentos com elevado conteúdo calórico e pobres em nutrientes, contribuem para uma vida saudável e para a redução da incidência da obesidade.

Neste âmbito, o Projeto "Movimento Hiper Saudável" desenvolvido pelo Continente realizou diversas ações com vista à educação do consumidor fornecendo-lhe a informação necessária para que faça escolhas seguras, de qualidade e saudáveis.

Este projeto consistiu numa ação de grupos informais compostos por indivíduos e/ou organizações focadas em concretizar mudanças de vida saudável junto da sociedade.

Através do Projeto "Movimento Hiper Saudável" foram disponibilizados diversos conteúdos educacionais e suportes de informação que assentaram em oito "Compromissos":

• Tomar pequeno-almoço todos os dias,
  • Comer 5 peças de fruta/legumes por dia,
  • Não estar mais de 3h30 sem comer,
  • Ler sempre os rótulos dos produtos comprados,
  • Fazer exercício físico 3 vezes por semana,
  • Manter o organismo sempre hidratado,
  • Planear as refeições semanalmente,
  • Confecionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar.
A Direção-Geral da Saúde, através da Divisão da Plataforma Contra a Obesidade, contribuiu para o compromisso "Ler sempre os rótulos dos produtos comprados" através da gravação do vídeo referente ao episódio 14, tendo o mesmo sido emitido pela RTP1 (clique aqui para assistir).

Para além da gravação do vídeo, a participação da Divisão da Plataforma Contra a Obesidade manteve-se através da divulgação de informação sobre rotulagem dos géneros alimentícios e sobre o compromisso "Confeccionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar".

Intervenção da Drª Anabela Lopes (DGS)
Representantes dos parceiros envolvidos no "Movimento Hiper Saudável"
Movimento Hiper Saudável