Programa FOOD

O aumento tendencial da taxa de obesidade e o crescimento da incidência de doenças crónicas relacionadas com a alimentação levou as autoridades públicas a conceberem planos de ação de combate ao seu desenvolvimento e à assinatura por parte dos Ministros Europeus e da Organização Mundial de Saúde da " Carta contra a Obesidade". À medida que se tem tomado maior consciência do problema, torna-se evidente que só com informação nutricional adequada se poderão dotar os indíviduos do conhecimento que lhes irá permitir saber com rigor qual o valor nutricional das suas opções alimentares.

O Programa FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand) - Luta contra a Obesidade através da Oferta e da Procura) é uma iniciativa criada com o intuito de promover boas práticas e hábitos alimentares saudáveis durante o dia de trabalho. Este programa tem como objetivos principais educar os trabalhadores para os ajudar a fazerem as melhores escolhas nutricionais e melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar através da ligação aos forncedores de alimentação, como sejam os donos de restaurantes, chefs e empregados de mesa. O local de trabalho é o sítio ideal para educar os trabalhadores e para melhorar os seus hábitos e estilos de vida e, naturalmente, a sua saúde. Neste sentido o programa alimentar Europeu FOOD promove hábitos alimentares saudáveis tanto no ambiente de trabalho como fora deste.

O programa FOOD é uma iniciativa lançada pelo Grupo Edenred na Europa. A Edenred Portugal integrou este Programa desde o início de 2012 e, para o efeito, estabeleceu uma parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. Tendo a Edenred Portugal e a DGS objetivos semelhantes quanto ao desejo de melhorar o acesso a uma alimentação equilibrada e de qualidade a nível nacional, estas duas entidades decidiram abraçar o programa FOOD com vista à criação de ferramentas que atinjam esses mesmos objetivos.

Saiba mais sobre este programa em:

Programa FOOD