Alimentação e Diabetes

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar eficazmente a insulina produzida, levando ao aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue (hiperglicemia).

Existem vários tipos de Diabetes, mas a Diabetes tipo 2 é a mais frequente, representando cerca de 90% dos casos, e está associada a estilos de vida menos saudáveis, nomeadamente a uma alimentação com excesso de calorias, ao sedentarismo e ao excesso de peso corporal.

A prevenção da diabetes tipo 2 requer a adoção de estilos de vida saudáveis (atividade física e alimentação saudável) e o controlo do peso, sendo possível reduzir em cerca de 58% a probabilidade do aparecimento da Diabetes tipo 2 em índividuos em risco.

Uma vez diagnosticada a diabetes, o seu tratamento tem como base a aquisição de uma alimentação saudável, a prática de atividade física, a medicação (antidiabéticos orais ou insulina) e a perda de peso em caso de excesso de peso ou obesidade.

Não existe uma alimentação específica para pessoas com diabetes.O ideal é seguir as orientações para uma alimentação saudável, semelhante às recomendadas para a população em geral, das quais destacamos:

a) O fracionamento dos alimentos ao longo do dia é fundamental para evitar subidas e descidas acentuadas da glicemia e ajuda a controlar o apetite. Ou seja, tente distribuir os alimentos por cerca de 6 refeições diárias.

b) Incluir alimentos ricos em fibra (exemplo: pão de mistura ou centeio, flocos de aveia, hortícolas, ervilhas, grão, feijão), nas refeições também ajudar a controlar as glicemias e o apetite além de outros benefícios para a saúde.

c) O açúcar, mel, refrigerantes e os alimentos açucarados (ex: bolos, doces, chocolates, compotas, bolachas), devem ser reservados para ocasiões especiais, uma vez que podem provocar uma subida acentuada da glicemia. A maioria destes alimentos, além do açúcar, é rica em gordura e calorias, pelo que o seu consumo frequente pode contribuir para o aumento do peso e doença cardiovascular.

Para mais informações consulte:

1) Programa Nacional para a Diabetes

2) Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal