COSI - Childhood Obesity Surveillance Initiative (Sistema de Vigilância Nutricional Infantil)

O Gabinete Regional da OMS da Europa estabeleceu um sistema de Vigilância Nutricional Infantil em 15 países da Europa. O sistema tem como objetivo avaliar rotineiramente as tendências de excesso de peso e obesidade em crianças em idade escolar (6-9  anos de idade), a fim de compreender a evolução desta epidemia neste grupo populacional e permitir comparações entre países dentro da União Europeia. A primeira recolha de dados ocorreu durante o ano letivo de 2007/2008 com 13 países participantes (Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Portugal, Eslovénia e Suécia). A segunda ronda foi realizada durante a Primavera e Outono de 2010 com quatro novos países participantes, sendo eles, Grécia, Hungria, a Antiga República Jugoslava da Macedónia e Espanha.

Portugal é um dos países participantes, sendo feita inicialmente a coordenação desta iniciativa ao nível nacional pela Plataforma Contra a Obesidade (Direção-Geral da Saúde), assumindo . A implementação deste sistema de vigilância integra a parceria já instituida entreo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. A primeira recolha de dados a nível nacional realizou-se no ano letivo 2007/2008  tendo sido avaliadas na região Norte, 1436 crianças e em 56 escolas sentinela.

Foi realizada uma segunda ronda do Sistema Nacional de Vigilância Infantil - COSI 2010. Em Portugal, foi avaliada uma amostra representativa de escolas do 1º ciclo do Ensino Básico das sete regiões portuguesas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Alentejo, Açores e Madeira), com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, no período do ano lectivo de 2010/2011.

COSI - Childhood Obesity Surveillance Initiative    (Sistema de Vigilância Nutricional Infantil)