Objetivos

Portugal era um dos poucos países Europeus que não dispunha de um programa nacional de alimentação, ou seja, um conjunto concertado e transversal de ações destinadas a garantir e incentivar o acesso e o consumo de determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e saúde da população.

O PNPAS possui cinco objetivos gerais:

a) Aumentar o conhecimento sobre os consumos alimentares da população portuguesa, seus determinantes e consequências.

b) Modificar a disponibilidade de certos alimentos, nomeadamente em ambiente escolar, laboral e em espaços públicos.

c) Informar e capacitar para a compra, confeção e armazenamento de alimentos saudáveis, em especial aos grupos mais desfavorecidos.

d) Identificar e promover ações transversais que incentivem o consumo de alimentos de boa qualidade nutricional de forma articulada e integrada com outros setores, nomeadamente da agricultura, desporto, ambiente, educação, segurança social e autarquias.

e) Melhorar a qualificação e o modo de atuação dos diferentes profissionais que pela sua atividade, possam influenciar conhecimentos, atitudes e comportamentos na área alimentar.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) propõe um conjunto de objetivos distribuídos em cinco grande áreas:

Realidade Portuguesa: Aumentar a informação e a recolha de dados alimentares;

Orientações: Modificar disponibilidade alimentar/ influenciar meio ambiente;

Biblioteca Alimentar: Informar e capacitar o cidadão;

Parcerias e Projetos: Trabalho intersectorial;

Profissionais: Melhorar qualificação e modo de atuação;

 

Objetivos